A Agenda 21 Local é um documento estratégico adoptado por vários países, incluindo Portugal na “Cimeira da Terra” no Rio – Brasil 1992 que estabelece um conjunto de medidas dirigidas às prioridades locais para o desenvolvimento sustentável das regiões.

Junta de Freguesia de Fridão venceu o prémio "Rock in Rio - Atitude Sustentável" num universo de 4260 freguesias portuguesas.




No passado dia 17 de Março de 2010, o Museu da Electricidade em Lisboa vestiu-se a rigor para receber a cerimónia da entrega dos troféus do prémio "Rock in Rio - Atitude Sustentável". Ali estiveram presentes personalidades do mundo empresarial, patrocinadores, parceiros e outras caras conhecidas da sociedade portuguesa, entre as quais, o Secretário de Estado Carlos Zorrinho, Humberto Rosa, Jorge Sampaio, Marcedes Balsemão, Nuno Crato, Luís Represas, Xutos e Pontapés, Boss AC, Rui Veloso, Ricardo Carriço e Roberta Madina.


A abrir a cerimónia, o notável Jorge Sampaio referiu a importância da diversidade cultural enquanto pilar do desenvolvimento sustentável e apelou à comunicação social e às diversas personalidades presentes, para darem visibilidade aos premiados de forma a que as suas experiências servissem de exemplo para o país e assim, se atingisse um futuro cada vez mais sustentável.


Sónia Santos e Paulo Coelho, animadores da Rádio Renascença fizeram as cerimónias da casa, apresentando a entrega de troféus. A Notável Marta Pinto da Universidade Católica, responsável pela categoria Junta de Freguesia referiu que foram pré-selecionadas outras freguesias do país também com boas práticas no âmbito da sustentabilidade, mas que no entanto, o Conselho de Notáveis decidiu nomear as freguesias de Fridão, Carnide e Ericeira devido à actuação abrangente e integrada nos três piulares (social, ambiente e económico) dentro do conceito do Desenvolvimento Sustentável.


Para orgulho de Amarante, a freguesia de Fridão conquistou este troféu e a propósito, José Joaquim Magalhães Teixeira, Presidente da Junta de Freguesia de Fridão, no seu discurso de agradecimento disse que este reconhecimento só era possível graças às parcerias de confiança, institucionais e público-privadas estabelecidas nos últimos anos com parceiros que as sabem dignificar.


Disse ainda que este prémio era um factor de grande orgulho para a freguesia e motivador para o continuo desenvolvimento de um trabalho em prol de uma sociedade sustentável e inclusiva.

Sem comentários: